patrocínio

Sesc Catanduva Trás a Quasar Cia. de Dança com o Projeto Pantomima

Nos próximos dias 19 e 20, o Sesc Catanduva traz para Catanduva o Projeto “Pantomima”, da Quasar Cia. de Dança. As atividades acontecerão nas dependências das Faculdades Integradas Padre Albino e no Sesc. A entrada é de graça, mas as vagas são limitadas. A classificação é para maiores de 14 anos. Os cursos, oficinas e workshops são destinados ao público com formação ou interesseem dança. O objetivo é apresentar variadas técnicas ao público interessado, além de promover o desenvolvimento e o aprimoramento do nível técnico dos bailarinos da cidade e região.

“O projeto apresenta, ao longo do ano, variados gêneros de dança e suas respectivas técnicas, a partir de um olhar diacrônico. Todo terceiro sábado do mês”, informa a assessoria de comunicação do Sesc Catanduva.

De acordo com o setor, a programação do mês oferece uma oficina prática, uma aula aberta e um espetáculo. “À frente da companhia encontram-se seus fundadores Vera Bicalho (diretora geral) e Henrique Rodovalho (diretor-artístico e coreógrafo) – ex-bailarinos do Grupo Energia e do Grupo Movimento, seus precursores no início dos anos 1980. Sem medir esforços a dupla investiu, em 1988, na criação de um grupo de dança (com bailarinos em permanente renovação) que hoje tem mais de 25 anos de formação e é celebrado em vários países”, ressalta o setor.

 

ESPETÁCULO

Para ao público que aprecia a dança, o Sesc Catanduva traz o espetáculo intitulado “No Singular” – 23º trabalho da Quasar Cia de Dança; “que faz uma reflexão sobre a velocidade e a simultaneidade da informação no mundo contemporâneo, explorando o excesso de conteúdos a que somos expostos diariamente, e a forma com que cada indivíduo lida com os meios e com as mensagens criadas neste universo caótico”, explica.

O espetáculo propõe um diálogo sobre a comunicação contemporânea e as interações humanas em um mundo cada vez mais ágil e – quem sabe – mais frágil em que a memória humana tem sido esquecida em tempos de memória virtual.

“O uso de quadros rápidos é resgatado pela companhia nesta obra, somada pelo figurino caleidoscópico de Cássio Brasil.Talvez a parte mais inusitada da obra é o contato prévio com o público”, considera.

Um vídeo com o passo-a-passo de uma coreografia é postado nos canais de mídias sociais do Sesc Catanduva, gerando grande expectativa do público, que se empenha em aprender a coreografia.

“Interativamente, no dia da apresentação, o grupo os convida para que subam ao palco e dancem com a companhia. Os corpos dos bailarinos surgem e, mesmo múltiplos, todos continuam singulares. “No Singular “é uma coprodução entre Quasar Produções e Plataforma Internacional Estado da Dança / Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo”, conclui.

 

PROGRAMAÇÃO 

No dia 19 de junho, sexta-feira, das 19h15 às 20h15, será realizada uma aula aberta de dança contemporânea no campus da FIPA – Faculdades Integradas Padre Albino – para os alunos do curso de licenciatura em educação física.

Para o público que possui já nível intermediário, sábado, dia 20, terá uma oficina de dança com a Quasar, no Sesc Catanduva. A atividade começa às 14h com término previsto para às 16h.

Aconselha-se que os interessados se inscrevam na Central de Atendimento da unidade, a partir de 9 de junho, total de 25 vagas.

Ainda no sábado, dia 20, a partir das 20h, a Quasar Cia. de Dança apresenta no Sesc Catanduva o espetáculo “No Singular”, com entrada gratuita e retirada de ingressos até às 18h na Central de Atendimento da unidade.

 

Karla Sibro

Da Reportagem Local